Entenda o sistema de carteira de motorista

Comprar una permiso de conducir en línea

 

É uma carta de condução que foi adoptada pela primeira vez em 1947 nos EUA e depois de ter sido introduzida na Alemanha em 1974. Será então adoptada em vários outros países europeus após os anos 90, como França, Grande Bretanha, Espanha e Itália. Esta licença tem um novo conceito, o de associar com ofensas uma contagem de pontos. Pontos que de acordo com o modo de operação do país são subtraídos ou acumulados com cada infração de acordo com a gravidade deste. Assim, um motorista será removido sua licença uma vez que uma cota de pontos atingidos.

Embora o propósito desta autorização continue a encorajar a condução responsável entre motoristas em todo o país, a verdade é que existem diferenças na operação. Existem dois tipos principais de operação do sistema de carteira de motorista.

Sistemas de acumulação e dedução de pontos

O primeiro é o da Alemanha e diz-se de acumulação, porque aqui a licença emitida raramente tem pontos, mas acumula-se tantas vezes quantas as ofensas. Por conseguinte, existe um limite de pontos para além do qual a licença é retirada para o seu titular. Esse sistema também é encontrado em países como Irlanda, Dinamarca, Reino Unido e Grécia, embora cada país tenha seu número de terminais.

O segundo é o da França e é dito que corta porque aqui a licença é emitida com um número máximo de pontos de 12 ou 6, dependendo se a permissão é para adultos ou adolescentes que serão removidos após cada ofensa. Assim que houver mais pontos em uma licença, ela será retirada para seu detentor. Este sistema é encontrado na Letónia, Bulgária e Luxemburgo. Ele também é encontrado na Itália e na Espanha, exceto que aqui há pontos de bônus para os motoristas que não cometem ofensa durante um determinado período até atingir um número máximo de pontos onde nenhum bônus não pode ser concedido. Deve-se notar, no entanto, que cada país tem seu número máximo de pontos para emissão da permissão.

E o que acontece depois?

Assim como um perde pontos ou acumula pontos durante as infracções, é possível, respectivamente, ganhá-los ou perdê-los, dependendo do tipo de operação. Para o efeito, prevê-se a realização de estágios para a recolha de pontos em países como a França, a Polónia, o Luxemburgo e a Espanha; no entanto, nesses mesmos países, os pontos são automaticamente recuperados após um certo período sem infração. Quanto à Alemanha e ao Reino Unido, da mesma forma, perdemos os pontos.

No que diz respeito às autorizações retiradas, a Alemanha e a França defendem muito mais cursos para obter a sua licença, enquanto noutros países a licença é automaticamente devolvida ao seu proprietário após um período. Na Croácia, por exemplo, é depois de 90 dias na Espanha, após 3 meses para profissionais e 6 meses para outros com pontos iniciais de capital de acordo com o tipo de operação.

Um tipo de licença generalizada mas não universal

A licença pontual é certamente difundida em muitos países do mundo e entre os maiores, especialmente na Europa, onde todos os membros da União Europeia foram gradualmente adotando. No entanto, alguns países como os Países Baixos, Bélgica e Suécia ainda se recusam a adotá-lo. Como resultado, esses países sempre procedem por meio de contravenções no não respeito do código da estrada; entre outras coisas: excesso de velocidade, álcool, nenhum cinto de segurança, telefone durante a condução, etc. Cada um dos bilhetes é, obviamente, seguido de uma multa que depende da ofensa e do nível da infração.

Um comentário em “Entenda o sistema de carteira de motorista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *